Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Desvio da RSC-153 terá trânsito em duas faixas

Publicação:

Com largura de 8,5 metros, obra permitirá passagem de veículos nos dois sentidos, simultaneamente
Com largura de 8,5 metros, obra permitirá passagem de veículos nos dois sentidos, simultaneamente - Foto: Júlio Cunha Neto

O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) autorizará o trânsito em duas faixas no desvio da RSC-153 em Vale do Sol, no Vale do Rio Pardo. Equipes da autarquia conseguiram aumentar a largura da pista, permitindo que a passagem de veículos ocorra nos dois sentidos simultaneamente. A obra, que está em fase final de construção, precisa ser sinalizada antes de ter o tráfego liberado para veículos leves e caminhões.

Segundo o diretor de Gestão e Projetos do Daer, Miguel Molina, a proposta inicial era fazer o desvio em faixa única, com seis metros de largura e trânsito controlado por dois semáforos – um em cada extremidade do trajeto. No entanto, após a terraplenagem, engenheiros e técnicos da autarquia observaram que seria possível aumentar a largura da pista para 8,5 metros. “Confirmada essa possibilidade, dispensamos a instalação das sinaleiras, pois as dimensões do desvio são suficientes para garantir, com segurança, a passagem de veículos nos dois sentidos”, reforça Molina.

A obra está praticamente concluída. Funcionários da 3ª Superintendência Regional do Daer, de Santa Cruz do Sul, finalizam o revestimento do percurso, que terá solo encascalhado nos 250 metros de extensão e defensas metálicas nas laterais. A última etapa antes da liberação do trânsito é a sinalização do desvio, que ficará sob responsabilidade da empresa Sinalvias – contratada pelo Daer em caráter de emergência.

O desvio fica no quilômetro 304 da RSC-153, ao lado do trecho interditado por um deslizamento de terra. O Daer está realizando um estudo geotécnico que deve orientar a limpeza da rodovia e a contenção da encosta.

Texto: Júlio Cunha Neto

Portal do Estado do Rio Grande do Sul