Pesquisa registra queda na taxa de desemprego na Região Metropolitana

Economistas da FEE e Dieese apresentaram resultado que compara julho de 2013/2014 - Foto: Andressa Moreira

A Fundação de Economia e Estatística (FEE), o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) divulgaram, nesta quarta-feira (27), os dados sobre a Pesquisa de Emprego e Desemprego na Região Metropolitana de Porto Alegre (PED-RMPA) para julho de 2014. Os dados apontaram uma queda de 1% na taxa de desemprego, comparando-se os meses de julho de 2013 e julho de 2014, e ainda a expectativa de melhora para o segundo semestre.

A economista e supervisora geral da PED pela FEE, Dulce Helena Vergara, explicou as taxas de desemprego registradas na pesquisa. “Na conjuntura mensal dos dados para o mês de julho de 2014, temos a estabilidade na taxa de desemprego, uma vez que não houve alteração de junho para julho, mantendo-se com 5,7% . Já na conjuntura em doze meses temos uma redução da taxa de 6,7% em julho de 2013 para 5,7% em julho de 2014 (redução de 1%). Continuamos mantendo uma trajetória de queda na taxa de desemprego nos últimos 12 meses”, disse.

Outro fator citado por Dulce foi que, nos últimos 12  meses, o nível de trabalhadores com carteira de trabalho assinada se manteve estável, após quatro meses de queda, ao mesmo tempo em que houve diminuição de trabalhadores sem carteira assinada (-13,8%).

Para a economista do Dieese Virginia Donoso, o segundo semestre de 2014 tende a apresentar melhores resultados. “O motivo é o comportamento sazonal, sempre o primeiro semestre tende a ter  um comportamento estável ou até de elevação de taxas de desemprego e o segundo semestre corresponde mais positivamente, com queda de taxas (de desemprego) e aumento de rendimentos”, explicou.

Texto: Luciana Alcover