Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Livro Mamíferos Silvestres do RS tem nova edição depois de 20 anos

Publicação:

Primeira e segunda edição foram publicadas nos anos de 1984 e 1994
Primeira e segunda edição foram publicadas nos anos de 1984 e 1994 - Foto: Sergio Bavaresco

O livro Mamíferos Silvestres do Rio Grande do Sul, de Flávio Silva, tem nova edição, revisada e ampliada. São 312 páginas que apresentam imagens e conteúdo de 95 espécies de mamíferos do Rio Grande do Sul. O lançamento oficial será na Feira do Livro de Porto Alegre, numa parceria da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, Livraria e Editora Via Sapiens e Ação Nascente Maquiné (Anama).

As espécies de mamíferos existentes no Rio Grande do Sul representam 25% das conhecidas em todo o país. Além do corpo recoberto de pelos para a manutenção da temperatura corporal, a produção de leite para alimentar filhotes e dentição especializada ao tipo de alimento, muitas adaptações surgiram em diferentes espécies, possibilitando a presença em grande variedade de ambientes terrestres e aquáticos no mundo.

“Para que possamos manter esta diversidade é preciso conhecer seus hábitos. Informações sobre a fauna, ao alcance do público, são um passo fundamental na formação de uma consciência ambiental”, afirma Márcia Jardim, especialista em mamíferos do Museu de Ciências Naturais da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul.

A primeira edição do único livro de bolso sobre a fauna do Estado foi publicada em 1984. A capa segue sendo ilustrada pelo graxaim-do-campo, espécie típica dos pampas que frequenta regiões abertas, como campos e capoeiras do Estado.

Onde encontrar:

Mamíferos Silvestres do Rio Grande do Sul pode ser adquirido na Livraria Via Sapiens em Porto Alegre – Rua da República, 58, pelo site www.livrariaviasapiens.com.br ou ainda na banca da livraria na Feira Ecológica da Avenida José Bonifácio (Brique da Redenção) aos sábados pela manhã.

Texto: Daniel Hammes
Edição: Redação Secom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul