Acesso secundário da Rodovia do Parque vai desafogar trânsito na Expointer

Inauguração do trecho que vai desafogar a BR-116 será nesta quinta-feira
Inauguração do trecho que vai desafogar a BR-116 será nesta quinta-feira - Foto: Claudio Fachel/Palácio Piratini

Uma das novidades deste ano no acesso à Expointer, a BR-448 - Rodovia do Parque - será uma das alternativas para os visitantes da maior feira de agropecuária da América Latina. Um acesso secundário da rodovia, que será inaugurado nesta quinta-feira (28), às 10h, vai ajudar a desafogar o trânsito da BR-116 durante os nove dias do evento, que ocorre de 30 de agosto a 7 de setembro, em Esteio.

A liberação da Avenida Cezar Antônio Bettanin vai permitir o acesso direto aos portões 15 e 16 da feira, tanto pela BR-386 (no sentido Lajeado-Vale do Sinos) quanto pela BR-448 (Capital-Vale do Sinos).

Subsecretário do Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, Adeli Sell afirmou que a ideia é melhorar o fluxo de veículos na região, além de possibilitar o acesso direto ao estacionamento. "O novo acesso pela BR-448 poderá absorver até 70% do movimento da BR-116".

Para chegar ao parque de exposições, localizado no km 13 da BR-116 (via lateral), os usuários podem se deslocar de carro ou Trensurb. No ano passado, a feira recebeu mais de 390 mil visitantes. O estacionamento da Expointer tem 5 mil vagas.

Abertura sábado

A abertura dos portões da Expointer para a visitação do público será no próximo sábado (30), às 9h. Os valores para o acesso são de R$ 12 para o ingresso normal e R$ 5 para crianças e idosos. O estacionamento será de R$ 30 com isenção de ingresso para o motorista. O evento segue até 7 de setembro.

Trajetos para quem vai de carro a partir de Porto Alegre:

1) Vindo diretamente pela av. Guilherme Schell, por dentro de Canoas, costeando a linha do Trensurb, chegará ao acesso para os portões do parque; 2) Vindo pela BR-116, acessar a via lateral antes da Petrobras, seguir até a rótula que fica em frente ao portão principal da Petrobras, contorná-la e seguir as orientações das placas indicativas existentes no local; 3) Vindo pela BR-116, seguir pela pista principal da rodovia, passar em frente ao parque de exposições – o acesso ao parque sob o viaduto estará fechado na maior parte do dia – seguindo, pela via lateral, até o viaduto da RS 118 (km 254) fazendo o retorno e acessando a via lateral no outro sentido, onde haverá placas indicativas para o acesso aos portões; 4) Vindo pela BR-448, entrar à direita no acesso secundário, passar pela Bolognesi e seguir em frente até o estacionamento.

Trajetos para quem vem de carro a partir da região do Vale do Sinos:

1) Vindo pela BR 116, seguir pela pista principal passando sobre o viaduto de acesso ao município de Esteio, seguir até a saída da BR 116 para a av. Guilherme Schell (em frente ao parque), cruzá-la e seguir à esquerda para o acesso aos portões; 2) Vindo pela BR 116 (via lateral), acessar a pista principal e seguir a orientação supracitada no item nº 1, ou continuar pela via lateral seguindo até a rótula (sob o viaduto) e seguir pela av. Guilherme Schell passando pela frente do parque para acessar o portão 15;Trensurb: Metrô de Superfície que liga Porto Alegre a Novo Hamburgo (tarifa R$ 1,70)Por trem: desde Porto Alegre ou desde Novo Hamburgo, desembarcar na estação Esteio.

Trajeto para quem vem de carro a partir da região do Vale do Taquari:

1) Vindo pela BR-386 (no sentido Lajeado-Vale do Sinos), entrar à esquerda na BR-448 e seguir até o acesso secundário do parque.
Por trem, desde Porto Alegre ou desde Novo Hamburgo, desembarcar na estação Esteio.

Texto: Felipe Bornes Samuel
Edição: Redação Secom