Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Estado confirma concurso para servidores de escola e novo mutirão de posse de professores

Publicação:

Secretário Jose Clovis Azevedo e equipe reuniram-se com a direção do Cpers/Sindicato nesta manhã
Secretário Jose Clovis Azevedo e equipe reuniram-se com a direção do Cpers/Sindicato nesta manhã - Foto: Divulgação/Seduc

O secretário estadual da Educação, Jose Clovis de Azevedo, confirmou nesta terça-feira (26) que o Governo do Estado lançará edital para realização de concurso para servidores de escola ainda neste semestre. Azevedo reuniu-se com a presidente do Cpers/Sindicato, Helenir Oliveira, no primeiro encontro de trabalho após a audiência no Palácio Piratini, no último dia 18.   

A Seduc também confirmou a realização de novo mutirão de posse de professores aprovados no concurso de 2013, a ser realizado na sede da Secretaria nos dias 16 e 17. Serão 1.159 docentes empossados nesta oitava etapa de nomeação, elevando para 5.889 o número de professores empossados na rede estadual a partir do concurso do ano passado.

Além da confirmação do concurso para servidores e da nomeação de mais professores, a pauta tratou de temas como o acordo em relação à revogação da Ordem de Serviço 01/2013, que impede a nomeação de vice-diretores escolhidos pela direção antes do cumprimento de dois terços do mandato, e da decorrente ação sindical na Justiça; a constituição de um Grupo de Trabalho (GT) bipartite para tratar da lei de gestão; formação destinada a funcionários de escola; nomeação de professores e liberação de servidores para atuação nos núcleos do sindicato.

De acordo com Helenir Oliveira, a intenção do sindicato é restabelecer o canal de diálogo com o governo estadual, iniciativa que conta com a concordância dos gestores da Seduc. Também participaram da reunião a secretária adjunta, Maria Eulalia Nascimento, diretores da Secretaria de Educação (Seduc) e representantes da direção do sindicato.

ProFuncionário
Entre as definições da reunião, destaque para o anúncio de que a Seduc vai retomar o programa federal de formação a funcionários de escola, o ProFuncionário. A intenção é estimular a participação de servidores no programa de qualificação, garantindo liberação de turno de trabalho para encontros presenciais previstos nos cursos oferecidos pelo Governo Federal. De acordo com a diretora adjunta do Departamento de Recursos Humanos da Seduc, Vivian Ferrari, 427 funcionários da turma de 2012 formaram-se em julho passado.

Azevedo ainda fez convites para que o Cpers/Sindicato passe a compor o Grupo de Trabalho (GT) que trata da construção do Plano Estadual de Educação e acompanhe, no dia 28, às 14h, o ato no Palácio Piratini no qual o governador Tarso Genro assinará o decreto que dispõe sobre a definição e a unificação de conceitos sobre as funções de magistério exercidas por professores para fins de aposentadoria especial.

O secretário também convidou os representantes da entidade sindical para a abertura da 8ª Feira Estadual de Ciência e Tecnologia da Educação Profissional, Ensino Médio Politécnico e Curso Normal (Fecitep), que acontece no final da tarde desta terça-feira (26), na Casa do Gaúcho, em Porto Alegre, trazendo para o público 101 trabalhos de pesquisa realizados por estudantes e professores-orientadores de escolas da rede estadual e de instituições parceiras da Seduc.

Para a quarta-feira (27), está agendado encontro do Cpers com o Comitê de Diálogo Permanente (Codipe) do Governo do Estado, para tratar do estorno do vale-refeição.

Texto: Patrícia Coelho
Edição: Redação Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul