Número de consultas médicas especializadas tem aumento de 450 mil em dois anos

No total, foram 5,3 milhões de consultas em 2013, nas diversas especialidades
No total, foram 5,3 milhões de consultas em 2013, nas diversas especialidades - Foto: Claudio Fachel/Palácio Piratini

O número de consultas médicas especializadas encaminhadas pelo sistema público no Rio Grande do Sul teve um acréscimo de 450 mil atendimentos nos últimos dois anos, em comparação a 2011. Foram ofertadas cerca de 5,3 milhões de consultas em 2013, enquanto em 2011 foram 4,9 milhões. Além disso, se o segundo semestre de 2014 repetir a mesma produção dos primeiros seis meses, o ano fechará com cerca de 5,6 milhões de consultas realizadas.

Consultas médicas especializadas:

2011: 4.901.582

2012: 5.260.048

2013: 5.357.054

2014 (janeiro-junho): 2.796.959

2014 (total estimado): 5.593.918

De acordo com a secretária estadual de Saúde, Sandra Fagundes, ?a destinação de 12% da receita líquida estadual para investimentos em Saúde foi fundamental para a ampliação das consultas. Isto possibilitou que o Governo do Estado intensifique também a aplicação de recursos na criação de redes regionais?, como as Redes de Atenção Psicossocial, Rede de Urgência e Emergência, Rede Cegonha e Rede Saúde da Pessoa com Deficiência.

Alta complexidade

Somente para UTIs, o Governo do Estado habilitou 277 novos leitos de UTI, dos quais 156 na Região Metropolitana, 20 na Serra, 24 na região Sul, 18 na Fronteira, e os outros 59 distribuídos em outras regiões. Os serviços de referência em alta complexidade foram ampliados.

A população do RS passou a contar também com 19 novos serviços de Oftalmologia, para tratamento do glaucoma, em Farroupilha, Três Passos, Erechim, Ijuí, Faxinal do Soturno, Passo Fundo, Caxias do Sul, Santo Ângelo, Tenente Portela, Três de Maio, Pelotas, dois em Bento Gonçalves e seis em Porto Alegre.

Além disso, oito novos serviços de Cardiologia foram implantados em Santa Maria, Canoas, Porto Alegre, Caxias do Sul, Ijuí, Lajeado, Uruguaiana e Santa Cruz do Sul; e ainda novos serviços de Oncologia em Canoas e Santa Maria, Neurocirurgia em Cachoeira do Sul, Traumato-ortopedia em Farroupilha e Cirurgia Bariátrica em Santo Ângelo.

Telessaúde

Em paralelo a essa maior oferta de consultas, houve uma qualificação dos encaminhamentos a partir da atenção básica por meio do Telessaúde. A ferramenta de consultoria à distância está disponível para todos os municípios que possuem Estratégia Saúde da Família (ESF), que podem solicitar aconselhamentos médicos sobre casos clínicos e com isso resolver na própria Atenção Básica sem a necessidade de encaminhamento para uma consulta especializada.

Texto: Assessoria de Comunicação Social