Projeto Defesa Civil na Comunidade forma 75 jovens na região noroeste do Estado

Alunos da rede pública dos municípios de Guarani das Missões e Giruá participaram do curso - Foto: Divulgação

Lições de cidadania, respeito ao próximo, cuidados com o meio ambiente e ações de proteção e defesa civil fizeram parte do curso da Defesa Civil realizado pelos alunos da rede pública dos municípios de Guarani das Missões e Giruá. Os 75 formandos, com idade entre 10 e 13 anos, que frequentaram as aulas do Projeto Defesa Civil na Comunidade, receberam o certificado de capacitação em Defesa Civil durante formatura realizada nesta sexta-feira (22), em ambos os municípios.

Em Guarani das Missões, o curso foi realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. No municipio de Giruá a atividade foi realizada juntamente com o Programa AABB Comunidade.

O projeto, que iniciou na segunda-feira (18), tem como objetivo construir uma cultura de prevenção a partir do ambiente escolar e capacitar a comunidade, fazendo com que todos sejam parceiros e facilitadores no desenvolvimento de uma cultura preventiva, apresentando conteúdos sobre a defesa civil e alertando sobre a preservação e cuidados com o meio ambiente.

Para a coordenadora pedagógica do projeto Defesa Civil na Comunidade, tenente Luzelani Ziegler, o mais importante é ensinar às crianças que a Defesa Civil somos todos nós. "Durante o curso, eles aprendem lições de cidadania, como respeito ao próximo, cuidados e preservação do meio ambiente, destinação correta do lixo, voluntariado, solidariedade e organização comunitária. Nos preocupamos em mostrar para cada um que precisamos cuidar do nosso bairro, da nossa escola e da relação entre as pessoas", salientou.

Para o secretário-chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Oscar Luis Moiano, a prevenção é a fase mais importante do trabalho da Defesa Civil, por isso, a temática vem ganhando espaço e investimentos grandiosos do governo federal e estadual, principalmente com o enfoque na educação destinada às crianças. "Elas são multiplicadoras e levarão esse aprendizado para as comunidades onde frequentam. Isso é altamente positivo para toda a sociedade", avaliou.

Texto: Sacha Rochele Nuñez
Edição: Redação Secom