Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Cooperativa Sul-Riograndense de Laticínios realiza encontro anual de associados

Publicação:

CAPÃO DO LEÃO, RS, BRASIL: 22.08.14 Reunião na Cooperativa Cosulati. Foto: Caroline Bicocchi/Palácio Piratini
Fundada em 1973, Cosulati processa 500 mil litros de leite por dia - Foto: Caroline Bicocchi

Maior cooperativa da Metade Sul do Estado, a Danby Cosulati - Cooperativa Sul-Rio-Grandense de Laticínios Ltda, de Capão do Leão, realizou, nesta sexta-feira (22), seu encontro anual de coordenadores, vices e secretários de núcleos, na Associação dos Funcionários da Cosulati - Afuco. O governador Tarso Genro visitou a fábrica de laticínios, que conta com 6 mil associados.

O encontro anual é realizado para debater questões relacionadas à produção, e neste ano, aprofundou o tema da qualidade. "Essa visita tem um valor afetivo, porque sempre defendi o desenvolvimento econômico de baixo pra cima, que significa cooperação", afirmou o governador. Ele também destacou as políticas de Estado que vêm contribuindo para o crescimento das cooperativas gaúchas: "Refinanciamos as dívidas de algumas cooperativas, reformamos o Fundopem e garantimos apoio às cooperativas; instituímos o Plano Safra Gaúcho e direcionamos recursos a segmentos como o dos cooperativados, reestruturamos a Emater e garantimos assistência técnica aos pequenos agricultores".

O diretor-presidente da Danby Cosulati, Arno Alfredo Kopereck, ressaltou que hoje a cooperativa conta com o trabalho de 2,7 mil famílias de assentados e vem sendo beneficiada com vários programas de governo. “O objetivo agora é o de dobrar a nossa produção de leite, e para isso temos certeza de que vamos contar com o apoio do Governo do Estado”.

Fundada em 21 de setembro de 1973, a Cosulati processa 500 mil litros de leite por dia, transformando-os em leite fluido, leite em pó, iogurtes e queijos. O leite em pó corresponde a 80% da produção que abastece o Rio Grande do Sul e outros 21 Estados. Hoje conta com quatro unidades, três de produção e uma administrativa. 

Texto: Nilton Schuler
Edição: Redação Secom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul