Estado entrega plano para recuperação de rodovias estaduais ao Ministério da Integração Nacional

Representantes do governo reuniram-se com o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil e sinalizaram a necessidade de R$ 40 milhões para as vias danificadas pelas chuvas
Representantes do governo reuniram-se com o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil e sinalizaram a necessidade de cerca - Foto: Fernanda Dreier

Em reunião no Ministério da Integração Nacional, na tarde desta quarta-feira (20), o Governo do Estado deu andamento às ações de recuperação dos prejuízos causados pelas fortes chuvas e enchentes de junho e julho. Desta vez, foi entregue ao secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, general Adriano Pereira Junior, um plano de trabalho para reconstrução de rodovias estaduais afetadas.

No dia 7 de agosto, em reunião no Ministério do Planejamento, o secretário estadual do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Jorge Branco, entregou ofícios do governador Tarso Genro sinalizando a necessidade de recursos federais para obras de reconstrução das rodovias gaúchas. Na ocasião definiu-se que o plano de trabalho entregue hoje fosse elaborado pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), com o apoio da Defesa Civil Estadual.

O diretor geral do Daer, Carlos Vieira, detalhou os trechos e etapas das obras de reconstrução na RSC-153 e na RSC-480. O documento entregue pelo secretário-chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Oscar Moiano, sinaliza a necessidade de R$ 38.829.361,32 milhões.

Segundo Vieira, o avanço foi significativo e a recepção, positiva: "O plano foi analisado conjuntamente por engenheiros do ministério e do Daer para ajustes e agora segue para as próximas etapas dos projetos", disse.

Desde o início dos incidentes, o Governo do Estado adotou uma conduta presente e de cooperação com os municípios. Alcançou recursos do Tesouro do Estado para a saúde e salvaguarda da vida; decretou situação de emergência coletiva dos municípios que manifestaram necessidades - o que possibilitou a vinda, em tempo recorde, de R$ 14 milhões para o restabelecimento dos serviços essenciais e aluguel social -; garantiu o repasse de R$ 6 milhões para a reconstrução de escolas estaduais e municipais; está finalizando um plano de trabalho para a reconstrução de estradas vicinais (municípios devem entregar laudos até o dia 1° de setembro) e realiza seminários regionais para definir as diretrizes de um Plano Estadual de Prevenção contra enchentes.

Texto: Fernanda Dreier
Edição: Redação Secom