Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Estado oficializa doação da área do Instituto de Cardiologia

Publicação:

Ivo Nesralla, assinando o documento, secretário Alessandro Barcellos e Alberto Beltrame
Instituição assumiu o compromisso de dobrar atendimento pelo SUS em cinco anos - Foto: Camila Gonçalves

Foi assinada nesta sexta-feira (1º), pelo secretário da Administração e dos Recursos Humanos Alessandro Barcellos, e pelo diretor-presidente da Fundação Universitária de Cardiologia (FUC), Ivo Nesralla, a escritura pública de doação do terreno, localizado na Avenida Princesa Isabel, em Porto Alegre, que sedia o hospital Instituto de Cardiologia. O ato de formalização da doação ocorreu no gabinete do secretário, com a presença também do superintendente-geral da fundação, Alberto Beltrame.

Nesralla fez questão de ressaltar que este é um momento histórico para a Fundação e para a população gaúcha. Barcellos assinalou a satisfação de ver concretizado o processo de doação da área. “O Instituto de Cardiologia tem uma representação muito forte, já acompanhei muitas pessoas que estiveram internadas lá e sei que muitas vidas foram salvas”, disse. O diretor-presidente da FUC quantificou a observação do titular da Sarh: “Cerca de 4 milhões de gaúchos já receberam atendimento”.

A FUC assumiu a gestão do Instituto de Cardiologia em 1967, por meio de um acordo de cooperação com o Governo do Estado e Secretaria Estadual de Saúde, mas não a propriedade do terreno e respectivas instalações. A doação, além de regularizar o uso do imóvel, possibilitará os trâmites administrativos para investimentos em infraestrutura, manutenção e ampliação da capacidade de atendimento do hospital.

Em contrapartida, a Fundação Universitária de Cardiologia assume compromissos como a duplicação da capacidade de atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no prazo de cinco anos, e o envio de relatório de atendimentos efetuados pelo SUS à Secretaria de Saúde, com demonstrativo de evolução.

O Instituto de Cardiologia é reconhecido pelo Ministério da Saúde como Centro de Referência em Cirurgia Cardiovascular. Entre os destaques da instituição estão a implantação da primeira UTI coronariana do Estado, realização da primeira cirurgia de ponte de safena, primeiro transplante cardíaco, primeira cirurgia cardíaca com uso de robótica e reconhecimento do MEC/MS como Hospital de Ensino.

Texto e foto: Camila Gonçalves
Edição: Redação Secom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul