Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Programação infantil dá início às comemorações dos 108 anos de Mario Quintana

Publicação:

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 30.07.14: Roda Aberta de Poesias, nos 108 anos de Mario Quintanal. Foto: Claudio Fachel/Palácio Piratini
Crianças participaram de uma roda de poesia com livros do poeta - Foto: Claudio Fachel/Palácio Piratini

Nesta quarta-feira (30), o poeta gaúcho Mario Quintana completaria 108 anos. O Governo do Estado, através da Secretaria da Cultura (Sedac), organizou uma série de atividades gratuitas na Casa de Cultura Mário Quintana para comemorar a data. Uma das atividades, voltada ao público infantil, reuniu cerca de 30 crianças para uma roda de leitura de poesia, onde elas escolheram um verso do autor para declamar. A professora Anelore Schumann coordenou o projeto. Na sequência, cantaram parabéns para Mario Quintana e um bolo foi servido aos participantes.

“O projeto surgiu a partir da leitura do poema de Quintana ‘Magias’. Funcionou como um catalisador. Imediatamente fizemos um link com outro poema ‘O Mapa’, que fala em ruas e esquinas. Com a imaginação criativa dos ‘arteiros’, que expressaram a poesia através do desenho, conseguimos através da parceria com o Estado viabilizar essa homenagem ao poeta, em sua casa,” explicou Anelore.

O Espaço Expositivo Sapato Florido e o Atelier da Oca foram parceiros na ação. A atividade integra a exposição “Um Sonho Realizado”, que exibe trabalhos artísticos que as crianças participantes do Atelier da OCA fizeram a partir do poema O Mapa. Livros de Mario Quintana estarão disponíveis para a escolha dos versos declamados. O local conta, ainda, com um lounge infantil, proporcionando um momento de aproximação com a obra do poeta de forma descontraída e aconchegante.

Poeta convidada para a Roda de Poesias, Carmen Silvia Presotto falou da sua emoção em participar da atividade. ”Trata-se de um trabalho coletivo, que juntou um poeta, um pintor, uma criança, a magia deste local e o dia dedicado a Quintana, poeta que é exemplo de desprendimento e beleza”.  

O menino Thiago Quednau Brum, de 11 anos, que contribuiu com quatro trabalhos para a exposição, relatou sua impressão: ”Poesias são formas de ver o mundo. Eu gosto de Quintana. Ele é muito legal”.

Ainda dentro da programação infantil, a Traça Biblió promove uma visita guiada para o público. A apresentação é conduzida pela atriz Dinorah Araújo, na pele da personagem Traça Biblió, de Carlos Urbim, com roteiro assinado pelo escritor e pela atriz. A Traça Biblió e o Poeta – Brincando com os versos de Quintana é uma apresentação teatral conduzida de forma lúdica pela personagem Traça Biblió, que percorre os mais variados espaços da Casa, desde a Travessa dos Cataventos,  entre eles o quarto do poeta.

Acervo
Dentro das comemorações a Quintana, está a abertura do acervo da Instituição e o lançamento do IV Festival de Esquetes, a partir das 19h, no Espaço Lupicínio Rodrigues. O evento inicia às 19 horas com o lançamento do IV Festival de Esquetes da CCMQ, que terá como atração a apresentação de Histriônicos, do grupo Shoyu com Banana, trabalho que ficou em 5º lugar na mostra do ano passado e se transformouem espetáculo. Após a apresentação de 40 minutos no Espaço Lupicínio Rodrigues, haverá a solenidade da festa, quando serão divulgados os 26 selecionados da edição 2014 da mostra.

Em seguida, será lançado um folder que servirá como guia para consulta à documentação do Núcleo de Acervo e Memória (NAM), constituído por conjuntos documentais da própria Casa e outros produzidos no âmbito da Secretaria de Estado da Cultura, incluindo papeis institucionais e de personalidades como o poeta, a cantora Elis Regina e o crítico de cinema Romeu Grimaldi, além da coleção de obras de arte doadas à Casa. O Núcleo de Acervo e Memória faz tratamento arquivístico do material, a fim de serem disponibilizados para consulta.

O NAM/CCMQ realiza exposições periódicas de seus acervos, como forma de divulgação ao público visitante. A primeira foi a exposição relativa aos 20 anos de falecimento do poeta (1994-2014) Saudade: 20 anos sem Mario Quintana, que pode ser vista até o dia 30, na sala Radamés Gnattali (4º andar).

O Núcleo de Acervo e Memória funciona contíguo à Biblioteca Erico Veríssimo, no 3º andar da CCMQ, com entrada pela Ala Leste do prédio. O horário de atendimento é das 10h às 16h. Disponibiliza mesas para consulta de documentos, com a possibilidade de digitalização de itens mediante agendamento antecipado. A documentação em outros suportes, como discos, fitas K7 e CD-Roms será completamente convertida para arquivos digitais e disponibilizada via rede.

Texto: Anamaria Bessil
Edição: Redação Secom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul