Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Conselhão cria GT para debater mobilidade urbana

Publicação:

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 30.07.14: Conselho de Desenvolvimento Social (CDES-RS) debate mobilidade urbana na capital. Foto: Alina Souza/Palácio Piratini
Integrantes do órgão realizaram a primeira atividade do ciclo de discussões específicas sobre o tema, que se estenderá até - Foto: Alina Souza

Discutir soluções para a mobilidade urbana nos grandes aglomerados será o objetivo do Grupo de Trabalho (GT) instituído, na tarde desta quarta-feira (30), no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES-RS). Em reunião na sede do Conselhão, em Porto Alegre, os integrantes do órgão realizaram a primeira atividade do ciclo de discussões específicas sobre o tema, que se estenderá até novembro deste ano.

Revisão das legislações que se relacionam com a área, financiamento, planejamento e gestão dos sistemas de transportes, infraestrutura e logística foram pautas sugeridas para os próximos debates. Os integrantes também analisarão recomendações sobre políticas estratégicas de curto, médio e longo prazo. O grupo deverá formular diretrizes para orientar a atuação do poder público sobre o tema, em todos os níveis de gestão.

Integram o corpo de apoio técnico para o GT representantes da Metroplan, da Secretaria Estadual de Planejamento, Gestão e Particação Cidadã (Seplag) e Coordenação de Assessoramento Superior do Governador. Os conselheiros propuseram ainda a participação da Fundação de Economia e Estatística (FEE), Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seinfra), Metroplan e Ministério dos Transportes, entre outros órgãos, nos debates que serão realizados. Setor privado, entidades empresariais, sindicais, grupos estudantis e especialistas também poderão ser envolvidos nas discussões.

Com a criação do GT, o Conselhão gaúcho se insere ao processo que está sendo conduzido pela Rede Brasileira de Conselhos de Desenvolvimento Econômico e Social. O organismo que congrega todos os Conselhões do país pretende encaminhar um documento formal aos Executivos federal, estaduais e municipais, reunindo contribuições da sociedade civil brasileira sobre soluções para a mobilidade nos grandes centros urbanos.

"O problema da mobilidade urbana é central não só na Região Metropolitana de Porto Alegre, como em todos os grandes centros urbanos do país. Com esta atividade, estamos inaugurando um processo de reflexão por parte dos diferentes segmentos da sociedade civil gaúcha, representados no Conselhão, para propor soluções, em conjunto com a Rede Brasileira de Conselhos", explica o secretário-executivo do CDES-RS, Zelmute Marten.

Texto: Alexandre Miorim
Edição: Redação Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul