Desvio provisório da RSC-153 tem orçamento definido

Laudo técnico do desvio foi apresentado em detalhes a comitiva do Vale do Rio Pardo - Foto: Diego Soveral

O desvio provisório da RSC-153, em Vale do Sol, no Vale do Rio Pardo, deve começar a ser construído nos próximos dias. Nesta quarta-feira (30), o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) concluiu o orçamento da obra. Com o processo finalizado, a autarquia convidará imediatamente empresas interessadas em executar o projeto.

Pelo menos três candidatas serão chamadas e a escolha ocorrerá sem a necessidade de licitação – pois a RSC-153 encontra-se em situação de emergência. A previsão é que a abertura das propostas ocorra até segunda-feira (04). "Escolheremos a empresa que oferecer menor preço e melhores condições técnicas para realizar o serviço. Logo após, daremos a ordem de início da obra", explicou o diretor-geral do Daer, Carlos Eduardo Vieira.

O trajeto será construído na lateral do quilômetro 304, onde o trânsito está interrompido desde o dia 28 de junho, devido a um grande deslizamento de terra. A pista – que terá 250 metros de extensão e largura de 6 metros – receberá revestimento primário, em solo encascalhado. O trânsito será em pista única e controlado por dois semáforos – um em cada extremidade do desvio.

O diretor de Gestão e Projetos do Daer, Miguel Molina, destaca que o desvio vai ser liberado tanto para veículos leves como para caminhões, mas o limite de velocidade será reduzido. "O laudo técnico prevê a construção de defensas metálicas na lateral, sinalização e sistema de drenagem. Com tudo isso, temos condições de dar tráfego com segurança aos usuários", reforça.

Reunião com prefeitos
O projeto do desvio foi mostrado em detalhes a uma comitiva do Vale do Rio Pardo que visitou a sede do Daer, esta manhã. Os prefeitos de Vale do Sol, Clécio Halmenschlager, e de Sinimbu, Clairton Wegmann, e o vice-prefeito de Herveiras, Antônio Vieira, foram recebidos pelo diretor-geral da autarquia, Carlos Eduardo Vieira, que voltou a alertar sobre o perigo de remover o material acumulado sobre a pista. "Não se recomenda qualquer tipo de intervenção, pois a encosta continua instável e pode haver mais desmoronamentos". Vieira salienta, ainda, que o estudo técnico de uma empresa de consultoria contratada pelo Daer recomenda, em primeiro lugar, um trabalho de contenção dos taludes.

Vieira informou à comitiva que o Daer começou nesta quarta-feira a liberar os trechos parcialmente interditados da RSC-153. Máquinas e operários da empresa Conterra – contratada para o serviço de Conserva Rotineira – estão removendo os montes menores de pedras e terra que deixaram o trânsito em meia pista. A sinalização também está sendo reforçada para alertar os usuários sobre as condições da rodovia.

Texto: Júlio Cunha Neto
Edição: Redação Secom