Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Inclusão produtiva e CNH Social são temas de plenária do RS Mais Igual em Bagé

Publicação:

Plenária reuniu parte das 1,6 mil famílias que integram o programa no município
Plenária reuniu parte das 1,6 mil famílias que integram o programa no município - Foto: Divulgação

Histórias de determinação e busca pela autonomia financeira marcaram a plenária do RS Mais Igual realizada nesta terça-feira (29), em Bagé. O evento contou com debate sobre o eixo de inclusão produtiva e apresentação dos cursos de qualificação profissional disponibilizados para as mais de 1,6 mil famílias que integram o programa no município.

Rosane da Silveira Simões contou a sua história de superação e a luta por emancipação. Por meio dos cursos do Pronatec, Rosane está se especializando na área de beleza e estética e, em breve, termina o curso de cabeleireira. "Estou muito contente e digo com certeza que vale a pena. Tendo vontade é só a gente seguir em frente. Vamos exercer esse direito que nós temos", disse.

A determinação é também uma característica de Cláudia Denise Gonçalves Cavalheiro. Mãe de duas crianças, através do programa CNH Social, desenvolvido pelo Detran-RS, ela concluiu a habilitação na categoria A, para conduzir motos. ”Estou muito feliz, nunca imaginei que teria essa oportunidade. Abre muitas portas para a gente trabalhar. Depois que passar um ano da carteira, vou fazer o curso para mototáxi”, planeja, contando que também foi sorteada na categoria D.

Durante o encontro, o secretário da Casa Civil, Flávio Helmann, relatou o trabalho desenvolvido pelo Observatório de Políticas Sociais, parceria com a UFRGS para analisar o desenvolvimento das famílias e os impactos do RS Mais Igual. “Até agora as pesquisas apontam que vocês estão investindo em comida, roupas e melhorias na casa. Uma parte importante é que esse dinheiro retorna para o comunidade e o município. O programa não é só transferência de renda, é para melhorar a vida de vocês”, afirmou.

Neste sentido, o presidente do Detran-RS, Leonardo Kauer, falou sobre a importância de uma política social como a CNH Social: “mais do que democratizar o acesso ao espaço público do trânsito, nós conseguimos, também, qualificar as pessoas para o mercado de trabalho e para ter mais oportunidade na vida. Por isso destinamos vagas com recorte de gênero”. Kauer citou que a quantidade de mulheres com habilitação nas categorias de viés profissionalizante ainda é baixa: “ampliar a participação das mulheres nesse mercado de trabalho é, também, uma forma de empoderá-las."

CNH Social
O programa CNH Social é coordenado pelo Detran-RS e tem como objetivo garantir de forma gratuita, para pessoas de baixa renda, o processo de habilitação e troca de categoria na CNH. Nas duas edições, através de sorteios, foram disponibilizadas 14 mil vagas. Somente em Bagé, 498 pessoas foram contempladas com o programa.

RS Mais Igual
O programa RS Mais Igual está garantindo uma renda per capita mensal de R$ 100 para as famílias que vivem em extrema pobreza, são beneficiárias do Bolsa Famílias e têm crianças de até seis anos. Já foram incluídas mais de 75 mil famílias, o que representa 270 mil pessoas. Das quatro mil famílias que já conquistaram sua autonomia financeira e devolveram os cartões do RS Mais Igual e Bolsa Família, 200 eram da região da Campanha.

Texto: Joice Proença
Edição: Redação Secom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul