Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Conselhão debate mobilidade urbana nesta quarta-feira

Publicação:

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 08.04.14:  Reunião do pleno do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social. Foto: Claudio Fachel/Palácio Piratini
Reunião, no Centro Administrativo do Estado, vai constituir um Grupo de Trabalho para formular diretrizes sobre o tema - Foto: Eduardo Seidl

A mobilidade urbana na Região Metropolitana de Porto Alegre será pauta de debate do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES-RS), nesta quarta-feira (30). Participarão conselheiros da sociedade civil, especialistas, representantes do Governo do Estado e Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan). A atividade ocorrerá às 14h30, no Centro Administrativo do Estado (Caff), na Capital. 

O objetivo da reunião será constituir um Grupo de Trabalho para formular diretrizes sobre soluções para a mobilidade urbana nas regiões metropolitanas, seguindo definição da Rede Brasileira de Conselhos de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES). A necessidade de priorização do tema, uma das principais reivindicações das Manifestações de Junho de 2013, foi apontada durante o III Encontro da Rede, realizado em Brasília, em fevereiro de 2014.

A Rede Brasileira de CDES pretende elaborar um documento conjunto acerca da mobilidade urbana, envolvendo os Conselhos existentes em todo o país, até novembro deste ano. O conteúdo deverá ser apresentado à Presidência da República, governos estaduais e prefeituras, com recomendações da sociedade civil sobre políticas de Estado em relação ao tema.

Em 11 de agosto, será realizado pelo Conselhão do Distrito Federal (CDES-DF) o colóquio 'Desafios e Prioridades na Execução das Políticas de Mobilidade Urbana', com a presença de especialistas no tema. Representantes do CDES-RS participarão do evento, que acontecerá em Brasília. Entre os palestrantes confirmados, está a urbanista Ermínia Maricato, professora da Universidade de São Paulo (USP) e integrante do CDES do município de São Paulo, entre outros.

Texto: Alexandre Miorim
Edição: Redação Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul