Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

CEEE conclui obra na Subestação Santa Maria 1

Publicação:

Melhorias aumentaram em 30% capacidade da potência da subestação
Melhorias aumentaram em 30% capacidade da potência da subestação - Foto: Fernando C. Vieira

 

A malha de transmissão do Grupo CEEE foi reforçada, na semana passada, com a conclusão de mais uma obra: a ampliação da Subesta­ção Santa Maria 1, localizada no bairro Campestre. O empreendimento recebeu o segundo transformador TR 138/13,8 kV (que rebaixa a tensão de 138 mil Volts para 13,8 kV, para poder chegar nos clientes residenciais), com uma capacidade de potência de 25 MVA (megavolts-ampère). Além da ampliação do transformador, foram feitos novos módulos de conexão, de entrada de linha e um módulo de interligação de barras.

Com a ampliação, a  Subestação Santa Maria 1 passa a ter uma potência de 98 MVA. A obra foi executada pela empresa contratada e com o apoio dos profissionais da Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica – CEEE-GT. A Companhia possui outra subestação de transformação em Santa Maria, localizada na estação São Pedro do Sul.

Segundo o diretor de Geração e Transmisssão do Grupo CEEE, Gilberto Silva da Silveira o investimento do empreendimento foi de R$ 5 milhões e vai aumentar a confiabilidade do fornecimento de energia elétrica da Região. Esta obra faz parte do rol de melhorias que a Empresa está fazendo em suas instalações para atender as necessidades de crescimento do mercado.

 

Texto: Rita Oliveira
Foto: Fernando C. Vieira
Edição: Redação Secom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul