Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governo recebe representantes do Movimento Nacional de Luta pela Moradia

Publicação:

No encontro, no Palácio Piratini, lideranças do movimento pediram a formação de um grupo de trabalho
No encontro, no Palácio Piratini, lideranças do movimento pediram a formação de um grupo de trabalho - Foto: Caroline Bicocchi

O Governo do Estado recebeu, nesta segunda-feira (28), representantes da direção do Movimento Nacional de Lutas pela Moradia. A audiência ocorreu no gabinete do governador Tarso Genro, no Palácio Piratini. O encontro tratou da proposta das lideranças para criação de um grupo de trabalho (GT) que trate a questão territorial dos centros urbanos, pelo diálogo, antes do conflito gerado pelas ocupações. O GT seria composto por representantes das três esferas de governo, Ministério Público, Poder Judiciário e movimentos sociais.

“É com interesse social que enfrentamos essa demanda histórica. É preciso saber modular o movimento para que evite conflitos e traga soluções negociadas e de interesse público,” disse o governador. Ele determinou ao secretário da Habitação e Saneamento, Marcel Frison, a avaliação técnica para criação do Grupo.

“Vamos formatar um GT viável, com segurança jurídica, de forma que possa ser encaminhado posteriormente, por decreto, pelo governo,” respondeu o secretário. Frison lembrou que, apenas em 2012, o Rio Grande do Sul reduziu em 17% o déficit habitacional no Estado.

“Saímos satisfeitos da reunião porque avançamos nessa dinâmica de construir um método na questão das ocupações, pelo diálogo evitando conflitos. No nosso conceito,  é possível transformar prédios públicos desocupados em moradias dignas para o povo nos centros urbanos,” explicou o coordenador do Movimento Nacional da Luta pela Moradia, Beto Aguiar.

Texto: Anamaria Bessil
Edição: Redação Secom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul