Daer alerta para risco na remoção de terra na RSC-153

A construção do desvio na RSC 153, no Vale do Rio Pardo, para permitir a circulação de veículos interrompida pelo deslizamento de terra, deve iniciar na próxima semana
A construção do desvio na RSC 153, no Vale do Rio Pardo, para permitir a circulação de veículos interrompida pelo deslizamento - Foto: Divulgação

O Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (Daer) alerta a comunidade do Vale do Rio Pardo para o risco da remoção não autorizada da terra acumulada com o deslizamento entre os quilômetros 300 e 311 da RSC-153, entre Vale do Sol e Herveiras. De acordo com a diretoria técnica do Daer, um laudo geológico realizado no local já identificou que a camada de terra presente na encosta é o que está dando sustentação à estrada, portanto a retirada indiscriminada pode causar desmoronamento do piso e do entorno. "Qualquer ação não embasada em projeto técnico autorizado pelo Daer apresenta risco à comunidade", afirma o secretário de Infraestrutura e Logística, João Vitor Domingues.

O Daer enfatiza que o trânsito na RSC-153 somente será reestabelecido com segurança após as obras de contenção no local do deslizamento. Paralelamente à construção do desvio na lateral da pista, a autarquia realiza estudos geotécnicos para identificar a melhor forma de remover o material acumulado sobre o asfalto.

Perspectiva da obra de desvio
Nesta sexta-feira (25), o projeto técnico elaborado pela empresa Incorp, que define as condições estruturais necessárias para construção do desvio na estrada, foi aprovado pelo Daer e encaminhado para orçamento. O caminho provisório será construído sobre um aterro na lateral da rodovia, próximo ao trecho interrompido, no quilômetro 304. O desvio terá aproximadamente 400 metros de extensão e revestimento primário. “Usaremos solo encascalhado porque é o material que melhor se ajusta a uma possível movimentação do terreno”, justifica o diretor de Gestão e projetos do Daer, Miguel Molina. “"Se fosse asfalto, trincaria", alerta.” Na próxima semana, três empresas serão chamadas para assumir a obra, que será realizada sem licitação, já que a estrada está incluída entre as estradas em situação de emergência por ter sido atingida pelos efeitos das inundações do final de junho.

Sinalização do trecho
A interrupção do tráfego na RSC-153 está sinalizada em Vera Cruz e Soledade, mas durante a próxima semana novas placas serão afixadas na rodovia para alertar os usuários quanto à interdição e demais condições da pista. A 3ª Superintendência Regional do Daer, de Santa Cruz do Sul, recomenda que os motoristas usem os desvios por estradas municipais, já utilizados pelos motoristas, enquanto não chover.

Texto: Assessoria do Daer e Redação Secom