Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Final de semana terá testagem e vacinação contra hepatite na Redenção

Publicação:

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 10.03.14: Abertura da campanha de vacinação contra o HPV. Foto: Manuella Brandolff
Além de testes para hepatite, sífilis e HIV, ação vai oferecer vacinação contra hepatite B - Foto: Manuella Brandolff/Especial Palácio Piratini

Dia 28 de julho é comemorado o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. Para marcar a data, durante este final de semana (26 e 27) serão realizadas diversas atividades especiais no Parque Farroupilha (Redenção). No sábado, das 9h às 17h, e domingo, das 10h às 19h, serão disponibilizados testes para hepatite, sífilis e HIV, assim como vacinação contra hepatite B.

A atividade será realizada em parceira entre as Secretarias de Saúde do Estado e de Porto Alegre. A abertura oficial ocorre às 10h de sábado. No local, os visitantes também terão à disposição especialistas com quem poderão tirar dúvidas (sábado entre 11h e 15h, e domingo entre 11h e 16h). 

A doença 
As hepatites são doenças contagiosas que causam inflamação do fígado e são causadas por diferentes tipos de vírus: principalmente A, B e C. O tipo A ocorre com maior proliferação em locais com saneamento básico precário, pois dá-se por meio da ingestão de água ou alimentos contaminados por fezes que contenham o vírus (como frutas, verduras, frutos do mar, entre outros) ou ainda contato direto com utensílios contaminados (como compartilhamento de escova de dentes). Os vírus da Hepatite B e C são transmitidos principalmente por meio do sangue. Por isso, suas principais formas de contágio são o compartilhamento de materiais cirúrgicos (ou de manicures, odontológicos ou de tatuagem) e drogas injetáveis ou por relação sexual sem o uso de preservativo. A hepatite B também pode ser transmitida de mãe para filho durante o parto (transmissão vertical). O diagnóstico de pessoas com hepatite pode ser feito na Atenção Básica e complementado na Atenção Secundária (Serviços de Atendimentos Especializados às Hepatites Virais).

As hepatites são doenças silenciosas. Os sintomas mais comuns são cansaço, febre, dor abdominal, tontura, enjoo ou vômito e icterícia. Porém, é normal que pessoas portadoras de hepatites não apresentem nenhum desses sintomas. Por isso, a consulta médica e a realização de exames são essenciais para o diagnóstico precoce, capaz de evitar complicações.

Neste mês, o Calendário Básico de Imunização Infantil passa a disponibilizar também a vacinação contra a hepatite A. Ela estará disponível nas unidades básicas de saúde, em dose única, para todas crianças aos 12 meses de idade (ou até menores de 2 anos). A vacina pode ser administrada concomitantemente com outras vacinas do calendário de rotina.

Para a hepatite B a vacina está disponível gratuitamente em todas as unidades básicas de saúde para pessoas com menos de 49 anos e públicos de maior vulnerabilidade (gestantes, manicures, bombeiros, policiais, profissionais do sexo, pessoas portadoras de HIV, entre outros). A imunização para a hepatite B é realizada em três doses, com intervalo recomendado de um mês entre a primeira e a segunda e de seis meses entre a primeira e a terceira dose. Contra a hepatite C não há vacina.

Texto: Assessoria SES
Edição: Redação Secom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul