Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Balada Segura instala comitês em Novo Hamburgo, Passo Fundo e Erechim

Publicação:

Comitês serão responsáveis por planejar e desenvolver ações paralelas às blitze de fiscalização
Comitês serão responsáveis por planejar e desenvolver ações paralelas às blitze de fiscalização - Foto: Claudio Fachel

Novo Hamburgo, Passo Fundo e Erechim passam a contar, a partir desta semana, com comitês responsáveis por planejar e desenvolver ações paralelas às blitze de fiscalização da Balada Segura. Os atos de lançamento, quando serão assinados os decretos de criação dos comitês, acontecem na quarta-feira (23) em Novo Hamburgo, quinta-feira (24) em Passo Fundo e sexta-feira (25) em Erechim, com a presença da direção do Detran/RS.

A instituição do comitê está prevista no convênio assinado pelas prefeituras com o Detran para adesão à Balada Segura, já que a autarquia considera que o envolvimento da comunidade é fundamental para o sucesso dessa política pública. Os comitês são constituídos por centros credenciados do Detran/RS, escolas, ONGs ligadas à área do trânsito, associações de taxistas, de bares e restaurantes, coordenadorias regionais e secretarias municipais de educação, organizações religiosas e todas as entidades que possam, de maneira direta ou indireta, contribuir para disseminar a mensagem do trânsito seguro.

Dos 24 municípios que integram a rede da Balada Segura no Estado, oito já constituíram seus comitês: Porto Alegre, Canoas, Esteio, Ijuí, Santa Maria, Guaíba, Carazinho e Alegrete. Os demais, que estão em processo de montagem de seus comitês, já foram visitados pelo Detran/RS, que tem realizado um trabalho de sensibilização junto à comunidade para adesão. A sensibilização tem como proposta a adaptação da Balada Segura às especificidades de cada cidade, assim como planejar ações efetivas para essas comunidades.

As primeiras reuniões dos comitês municipais da Balada Segura já começam a acontecer. Nesta quinta (24), Bagé reúne seus membros às 19h no Salão Camilo Moreira da Prefeitura Municipal para eleger a coordenação executiva e planejar a primeira blitz educativa na cidade.

Texto: Mariana Goldmeier Tochetto
Edição: Redação Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul