Torres é o primeiro município do Litoral Norte a adotar a Balada Segura

Blitz do DETRAN -Balada Segura- na avenida Goethe no Parcão moinhos de vento.
Balada Segura iniciou em 2011 e acontece em 23 municípios gaúchos - Foto: Claudio Fachel/Palácio Piratini

As blitze da Balada Segura, que acontecem nas praias gaúchas no período de veraneio, em breve se tornarão permanentes em Torres. O município será o primeiro do Litoral Norte a assinar convênio com o Detran/RS para implantar a Balada Segura. O anúncio foi feito nesta terça-feira (22) pela prefeita Nilvia Pinto Pereira, que esteve com uma comitiva na sede da autarquia em Porto Alegre, para uma reunião com o diretor institucional, Adelto Rohr, e o diretor-geral adjunto, Denilson da Silva.

O Detran/RS enviará a minuta do convênio para ser analisado pelo município. Segundo Nilvia, a previsão é que em cerca de 90 dias seja possível assinar o convênio e começar a realizar as blitze de fiscalização. “Acreditamos que a Balada Segura é uma política pública em defesa da vida, e não podemos nos furtar de fazer o que está ao nosso alcance para preservar vidas”, afirmou a prefeita.

Denilson da Silva ressaltou que a Balada Segura é uma ação sobretudo educativa, e justificou a importância dos comitês municipais, que estão sendo montados em todos os municípios que contam com a iniciativa. “Além de envolver a comunidade, os comitês visam dar uma cor local à Balada Segura, buscando trabalhar as questões específicas do trânsito no município. O mote central é que não só o município se adapta à Balada Segura, mas a Balada Segura se adapta ao município”.

No mesmo sentido, o diretor institucional Adelto Rohr destacou que o município tem a liberdade de avaliar os melhores horários e locais para as blitze, de acordo com suas características. “Podem ser realizadas blitze durante o dia, por exemplo, quando houver uma festa ou alguma comemoração específica acontecendo. Temos experiências muito positivas de blitze realizadas antes do início das festas, que inibem o consumo de álcool pelos motoristas”.

Sobre a Balada Segura
A Balada Segura é uma política pública integrada que envolve Detran/RS, Brigada Militar, Polícia Civil e municípios. Consiste em uma ampla ação de mobilização dos órgãos públicos e da comunidade para as questões de segurança no trânsito. Além das blitze de fiscalização com enfoque na embriaguez (todos os motoristas abordados são solicitados a fazer o teste do etilômetro), prevê também ações educativas que deem conta dos problemas específicos de cada comunidade.

Iniciada como projeto piloto em Porto Alegre em 4 de fevereiro de 2011, a Balada Segura já acontece em 23 municípios. A meta do Detran/RS é contar com pelo menos 40 municípios integrados à rede até o final de 2014. Em três anos, as blitze de fiscalização da Balada Segura contabilizaram mais de 100 mil veículos abordados e cerca de 85 mil testes do etilômetro realizados. As blitze e as ações paralelas que compõem o programa têm contribuído para a redução de acidentes no Estado.

Texto: Mariana Goldmeier Tochetto
Edição: Redação Secom