Governo propõe formação de APL para setor oleiro-cerâmico

Representantes do setor foram informados que, como APL, poderão solicitar recursos para o seu fortalecimento - Foto: Divulgação

A reestruturação do setor oleiro-cerâmico no RS foi tema de mais um encontro, nesta terça-feira (23), entre representantes do ramo e membros do Executivo estadual. Linhas de financiamento, ações de fiscalização e a possibilidade de formação de um Arranjo Produtivo Local (APL) foram pautas discutidas na reunião. A atividade ocorreu na sede do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES-RS), com a participação de diferentes pastas e órgãos governamentais, empresários e sindicalistas.

“Estamos estimulando o setor a se organizar para construir um projeto consistente, com auxílio do Estado, que possa ser reconhecido como Arranjo Produtivo Local”, explica o secretário-executivo do Conselhão, Zelmute Marten. Ele destaca que o objetivo é analisar alternativas e oferecer condições para a ampliação da competitividade da cadeia oleira-cerâmica gaúcha, que enfrenta dificuldades em relação a outros estados da Federação.

O diretor de Produção e Inovação da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), Sérgio Kapron, explicou os critérios existentes para o reconhecimento de APL’s. Para isso, os empresários devem se articular para apresentar projeto que evidencie que o setor está organizado a nível regional, trabalhando em cooperação e de forma coordenada, explicou. Uma vez reconhecido como APL, o setor poderá acessar recursos, por meio de editais, para o seu fortalecimento.

Linhas de financiamento e ações de fiscalização
A reunião teve a participação do assessor de planejamento do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), José Miguel Pretto. Ele apresentou linhas de financiamentos de longo prazo disponíveis pelo banco para micro e pequenas empresas, categoria em que se enquadra a maioria dos produtores oleiros-cerâmicos gaúchos. Foram abordadas alternativas de crédito para aquisição de máquinas e equipamentos, bem como para empreendimentos que trabalham com inovação tecnológica.

Da Coordenação de Assessoramento Superior ao Governador, David Fialkow explicou que, atendendo à solicitação do setor, ações de fiscalização estão sendo executadas pela Secretaria da Fazenda (Sefaz) na divisa com Santa Catarina, para coibir o ingresso de materiais irregulares ao mercado gaúcho.

Estado analisa pleitos do setor
Outro tema do encontro foi o andamento do projeto de elaboração do Atlas Geomineral do RS, que foi apresentado pelo professor do Instituto de Materiais Cerâmicos da Universidade de Caxias do Sul (UCS) José Vitório Emiliano. Sob coordenação da UCS e da Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI), o Atlas consistirá no mapeamento técnico dos recursos existentes no Estado, que poderão servir de matéria-prima à cadeia oleira-cerâmica, entre outros setores.

A reunião integrou a série de atividades entre setor e Executivo estadual para o tratamento das reivindicações presentes na ‘Carta Aberta do Setor Cerâmico do RS’, apresentada ao Estado, no início de junho, pelo Sindicato das Indústrias de Olaria e de Cerâmica para Construção no Estado do Rio Grande do Sul (Sindicer). Desde então, um Grupo de Trabalho entre diferentes pastas governamentais analisa os pleitos do segmento, formado majoritariamente por empresas familiares.

Texto e foto: Alexandre Miorim
Edição: Redação Secom