Estado recebe doações do Governo da Alemanha para atingidos pelas cheias no Rio Grande do Sul

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 21.07.14: Governo da Alemanha realiza doação de R$100 mil em itens de primeira necessidade para as vítimas das enchentes no Estado. Foto: Alina Souza/Palácio Piratini
Consulado da Alemanha em Porto Alegre entregou R$ 100 mil em doações de produtos à Defesa Civil do Rio Grande do Sul - Foto: Alina Souza

O Consulado da Alemanha em Porto Alegre entregou, nesta segunda-feira (21), R$ 100 mil em doações de itens à Defesa Civil do Rio Grande do Sul. Os 250 colchões, 350 travesseiros, 750 cobertores e 538 kits rancho serão enviados para as vítimas das cheias do Rio Uruguai e seus afluentes, que atingiram o Estado no fim de junho e começo de julho. Os produtos serão encaminhados a cidades mais prejudicadas, como Itaqui, São Borja e Uruguaiana, na Fronteira Oeste do RS.

“O nosso governo disponibiliza verbas para ações humanitárias, então não podemos nos omitir em um momento de tragédia como este. Não vamos resolver o problema, mas queremos dar nossa parcela de ajuda para estas pessoas”, destacou o cônsul alemão para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, Dieter Fuchsenthaler.

Segundo o coordenador da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, coronel Oscar Moiano, os donativos do Governo da Alemanha se unem a todas as outras ações que vem sendo desenvolvidas pelo governo estadual em parceria com o Governo Federal e os municípios atingidos. “Queremos agradecer ao consulado alemão e a todos os gaúchos que estão ajudando a população atingida neste momento difícil. A situação está melhorando, e grande parte já está retornando para casa. Mas nem por isso encerram-se os problemas, pois muitas destas famílias perderam tudo que tinham”, ressaltou Moiano.

De acordo com o último balanço divulgado pela Defesa Civil, na manhã desta segunda-feira, 2.924 pessoas seguem fora de casa por conta das enchentes. São 532 desabrigados (em abrigos municipais) e 2.392 desalojados (em casas de parentes ou amigos). “Estamos trabalhando para que estas famílias possam retomar a normalidade de suas vidas. Nossa prioridade diz respeito à vida e a saúde dessas pessoas, para só depois iniciarmos ações de reconstrução dos estragos”, alertou Moiano.

Recursos
O Governo Estadual já disponibilizou R$ 9 milhões via Defesa Civil e Secretaria de Saúde para ações emergenciais nos municípios atingidos. Após sobrevoar as áreas afetadas da Fronteira Oeste na manhã do último sábado (19), a presidente Dilma Rousseff se reuniu com autoridades da região na prefeitura de Uruguaiana. Durante uma reunião com 15 prefeitos, a presidente confirmou o repasse de mais R$ 40 milhões para assistência social e reparos na infraestrutura do Estado, como estradas e reconstrução de residências, além de recursos para construção de novas moradias via Programa Minha Casa Minha Vida. O Governo Federal já havia liberado R$ 14 milhões para ações emergenciais na semana passada.

Como ajudar
A Defesa Civil segue recebendo doações para as famílias atingidas por chuva e cheias. Quem deseja ajudar pode procurar as 11 unidades do órgão no Estado, além de cerca de 300 pontos da Campanha do Agasalho. A maior necessidade é itens de limpeza e higiene, cobertores, colchões, materiais de construção e alimentos.

Texto: Euclides Bitelo
Edição: Redação Secom