Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Cruz Alta recebe a Patrulha Maria da Penha

Publicação:

Município é o 11º do Rio Grande do Sul a receber o serviço
Município é o 11º do Rio Grande do Sul a receber o serviço - Foto: Rafaela Valente

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) implantou a Patrulha Maria da Penha em Cruz Alta, nesta quarta-feira (9). Essa é a 11ª cidade a receber o serviço. Conforme dados da Polícia Civil, o município tem o registro de cem ocorrências de violência contra a mulher por mês, em média.

Para a representante da SSP no ato, Anita Kieling, a Patrulha Maria da Penha se soma à rede de serviços que já existe. “A Patrulha busca a excelência no cumprimento da lei. O trabalho aumenta, mas já temos resultados positivos com uma redução considerável de crimes”.

O prefeito de Cruz Alta, Juliano da Silva, afirmou que os resultados do trabalho da Patrulha Maria da Penha já são reconhecidos. “É nossa obrigação priorizar a defesa de nossas mulheres. Este é um recurso muito bem aplicado em nossa comunidade”. 

Alvorada, Canoas, Caxias do Sul, Charqueadas, Esteio, Passo Fundo, Porto Alegre (nos BPMs 1º,9º,11º,19º, 20º e 21º), Santa Cruz do Sul, Vacaria e Pelotas também têm o serviço. Até o final do ano, mais 16 cidades devem receber a Patrulha Maria da Penha.

A Patrulha
A Brigada Militar, em uma iniciativa inédita no país, trabalha para que a Lei Maria da Penha seja cumprida ao fiscalizar o cumprimento da medida protetiva de urgência, solicitada pelas vítimas de violência doméstica. A Patrulha, com viaturas identificadas e PMs capacitados, faz visitas regulares à casa da vítima, presta o atendimento no pós-delito e monitora o agressor. Se necessário, encaminha a vítima para uma casa-abrigo.

Texto: Assessoria SSP
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul