Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Primeiro lote de caminhões Foton chega ao Porto do Rio Grande

Publicação:

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 13.08.13: Governador Tarso Genro e o secretário de Desenvolvimento e Promoção do Investimento,Mauro Knijnik, anunciam novo investimento no RS, com a fábrica de caminhões Foton. Foto: Alina Souza/Especial Palácio Piratini
Novo lote de caminhões chineses é aguardado para o dia 29 de julho - Foto: Alina Souza

A Foton desembarcou nesta semana os primeiros caminhões chineses no Rio Grande do Sul. Os veículos chegaram ao Estado segunda-feira (7), e um novo lote é aguardado para o dia 29 de julho. A importação através do Porto do Rio Grande faz parte do acordo da empresa com o Governo do Estado e ocorrerá até a finalização da obra do complexo industrial, que começou a ser construído no dia 24 de abril, em Guaíba, e deve estar concluído em 2015.

De acordo com o diretor executivo da Foton Caminhões, Marcio Vita, serão gerados cerca de 100 postos de trabalho nesta etapa, com investimento de R$ 50 milhões em treinamento de vendas, pós-venda, garantia, nomeações de concessionários, homologações, comunicação e marketing. Já o começo da obra demandará outros R$ 100 milhões.

O complexo vai gerar 150 empregos diretos e 900 indiretos em sua primeira fase de operação. Após a conclusão da obra, com 200 mil metros quadrados de área construída em um terreno de 1,5 milhão de metros quadrados, a Foton implantará um Centro de Distribuição.

O início da atuação da marca chinesa no Estado foi saudado pelo secretário de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Mauro Knijnik, que ressalta o bom andamento do projeto, cuja pedra fundamental foi lançada a menos de três meses. “A montadora começa a tomar forma, consolidando um investimento importante para o Rio Grande do Sul”, afirma Knijnik.

Produção no Rio Grande do Sul
A previsão da empresa é começar a produzir caminhões no primeiro semestre de 2016. Serão veículos leves e médios: 3,5 toneladas, 6,5 toneladas, 8,5 toneladas e 10 toneladas. As primeiras unidades sairão da linha de montagem com 60% de nacionalização, índice que será elevado sistematicamente. Em 2017 está previsto o início da produção dos caminhões médios e semipesados de 13, 15 e 17 toneladas. A fábrica terá capacidade para produzir 21 mil caminhões por ano e irá atender ao mercado local, exportação para a América do Sul e também para África.

Sobre a Foton Caminhões
A Foton Caminhões é responsável pela importação e distribuição dos caminhões da marca no Brasil e responde pelo fornecimento das autopeças e por todos os serviços de pós-venda, incluindo as revisões e manutenções. Na China, a Foton Motor Group, fundada em 1996, no distrito de Changping, Pequim, conta com mais de 100 mil funcionários e possui joint ventures firmadas com companhias como a Cummins e a Daimler, sendo apontada como a maior e uma das mais valiosas companhias chinesas.

Texto: Karen Viscardi
Edição: Redação Secom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul