Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Cerimônia na Capital marca encerramento das atividades de policiamento da Brigada Militar durante a Copa

Publicação:

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL: 01.07.14 Governador Tarso Genro durante ato de encerramento das atividades de Policiamento Militar na Copa.  Foto: Caco Argemi/Palácio Piratini
Trabalho da Brigada na Copa fez do Rio Grande do Sul um exemplo para o Brasil, afirmou o governador - Foto: Caco Argemi

O governador Tarso Genro, o secretário da Segurança Pública, Airton Michels, e o comandante geral da Brigada Militar, Fabio Fernandes, participaram do ato que marcou o encerramento das atividades de policiamento da Brigada Militar durante a Copa do Mundo. O evento ocorreu na manhã desta terça-feira (1), no auditório Araújo Viana, em Porto Alegre.

"A Copa do Mundo foi precedida por uma polêmica nacional e internacional, que colocou em dúvida a capacidade do nosso país realizar um evento de tamanha magnitude, em virtude da paixão que acarreta o futebol e da nossa capacidade de garantir segurança para o grande número de visitantes. O trabalho de vocês na Copa fez do Rio Grande do Sul um exemplo para o Brasil", destacou o governador. Ele repassou aos servidores da Brigada Militar o reconhecimento técnico, institucional e humano que o Estado recebeu por parte dos organizadores internacionais e do Governo Federal.

"Vocês se mostraram como o contingente mais preparado, deram um banho de competência, dignidade, qualificação de alto nível. Considero esse, o legado mais importante, de valor inestimável deixado pelo espetáculo", concluiu Tarso.

Dos 3,5 mil policiais militares envolvidos com a segurança do evento, 2.115 são do interior do Rio Grande do Sul e, agora, retornam aos seus municípios, mais qualificados pelo treinamento, experiência e cursos de idiomas. No ato, o governador entregou, simbolicamente, certificados de participação e reconhecimento pelo trabalho desempenhado em grandes eventos a cinco PMs, documento que será recebido por todos os participantes.

Após o evento, Tarso deslocou-se para Irai e São Borja, onde acompanhará o trabalho da Defesa Civil estadual e das secretarias do Governo envolvidas no atendimento aos municípios atingidos pela chuva forte da última semana.

Texto: Anamaria Bessil

Portal do Estado do Rio Grande do Sul