Governador participa de almoço alusivo aos 190 anos de imigração alemã no Estado

LINHA NOVA, RS, BRASIL, 10.06.14: Governador Tarso Genro participa de almoço com danças tradicionais alemãs, em Linha Nova/RS. Foto: Alina Souza/Palácio Piratini
Tarso foi recebido com apresentação da Orquestra Municipal de Linha Nova e do grupo de dança típica alemã Volks Tazgruppe - Foto: Alina Souza/Especial Palácio Piratini

O governador Tarso Genro, acompanhado de autoridades estaduais e prefeitos, participou de um almoço em comemoração aos 190 anos da imigração alemã no Estado, na Associação Cultural Recreativa de Linha Nova. A atividade faz parte da Caravana da Igualdade, que percorre municípios do Vale do Caí nesta terça-feira (10) e integra o programa de interiorização de governo. Tarso foi recebido com apresentação da Orquestra Municipal de Linha Nova e do grupo de dança típica alemã Volks Tazgruppe Loreley.

Durante a visita, o governador anunciou uma nova viatura para a Brigada Militar do município, que possui 2,9 mil habitantes. De acordo com o prefeito de Linha Nova, Nicolau Haas, a viatura que hoje circula na cidade é de 2008 e com o novo automóvel será possível ampliar o trabalho da Brigada Militar na região. "Estamos orgulhosos de ter o governador na nossa região. Solicitamos a nova viatura e agilidade nas obras da RS 843 e estamos sendo atendidos", assinalou o prefeito.

No Vale do Caí estão cinco das dez cidades com melhor distribuição de renda do país. "Iniciamos as interiorizações nos municípios com menor índice de desenvolvimento humano, como Lajeado do Bugre. Fizemos investimentos e hoje estamos levando para aquela região uma universidade", disse Tarso. O chefe do Executivo destacou a importância de se desenvolver novos investimentos nesses municípios e afirmou que o governo irá propor uma nova rede de turismo através do Conselho de Desenvolvimento Social (CDES). "Vocês são exemplo produtivo para o Estado e queremos levar isso para todo o Rio Grande do Sul, pois nas pequenas cidades é que estão as atividades comunitárias modelo. Temos de levar isso aos grandes centros para que todos possam se desenvolver com a mesma qualidade de vida que vemos aqui", salientou.

A grande maioria dos municípios do Vale do Caí e do Vale do Rio dos Sinos foram colonizadas por alemães. As primeiras levas de imigrantes da Alemanha desembarcam em São Leopoldo, em 1824, e a partir daí passaram a produzir alimentos da agricultura familiar, desenvolvendo suas atividades e alinhando sua riqueza cultural com os gaúchos.

Texto: Aline Heberle
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305