Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Novo Hamburgo recebe os Diálogos com a Juventude

Publicação:

NOVO HAMBURGO,RS,BRASIL.130514:Diálogos com a junventude que coloca as oportunidades de trabalho para os estudantes do RS. Foto: Claudio Fachel/Palácio Piratini
No encontro, promovido pelo Governo do Estado, por meio do Pacto Gaúcho pela Educação, foram apresentadas as oportunidades de - Foto: Claudio Fachel/Palácio Piratini

Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, foi a terceira cidade a receber o projeto Diálogos com a Juventude, durante toda esta terça-feira (13), na Praça da Juventude. No encontro, promovido pelo Governo do Estado, por meio do Pacto Gaúcho pela Educação, foram apresentadas as oportunidades de formação através de programas governamentais, como Sisu, Sisutec, Prouni e Pronatec, além de cursos de capacitação oferecidos por entidades, a exemplo do Senac.

O professor de História da rede municipal de Novo Hamburgo, Paulo Spolier, falou sobre a importância de projetos como o “Diálogos com a Juventude” para que os estudantes da rede pública saibam a melhor maneira de se inserir no mundo do trabalho. “O país tem crescido a olhos vistos, isso é uma realidade que não há como negar. O grande desafio é a inserção da juventude dentro do crescimento. E programas como esses vêm justamente com o intuito de abrir as possibilidades para que a juventude ingresse no mercado de trabalho e de forma qualificada”, afirmou o professor.

O fato de os alunos entenderem como deve se chegar às profissões foi ressaltado pelo novo coordenador de Juventude da prefeitura de Novo Hamburgo, Jean Andrade. “O jovem precisa saber o que existe de oferta para o ingresso no ensino profissional e superior, precisa saber que hoje o governo disponibiliza várias oportunidades em que pode se engajar e ter o melhor aproveitamento das políticas públicas para o sucesso profissional individual de cada um”, disse.

Já o coordenador de Igualdade Racial de Novo Hamburgo, Eduardo Tamborero, destacou a necessidade de os jovens negros trabalharem a igualdade racial em todas as esferas. "Os Diálogos com a Juventude são importantes porque discutimos 'juventudes'. E sabemos que a juventude negra, pelo menos a maioria, é mais vulnerável, tanto no processo de políticas públicas como no processo de sua emancipação e liberdade como um todo. Por isso temos feito uma parceria com os demais órgãos governamentais para melhorar as políticas públicas para a juventude negra", disse.

A programação contou com rodas de conversa, muita música e dança hip hop, debates sobre melhorias no ensino e orientações de como participar dos programas de incentivo à educação profissional. O evento ainda teve estandes para acesso à internet, da Feevale e Pronatec. Os próximos encontros serão em Caxias do Sul, em 16 de maio, Santa Rosa, em 23 de maio, e Porto Alegre, no dia 28 – Rio Grande e Santana do Livramento já receberam a iniciativa.

O projeto Diálogos com a Juventude é um esforço organizado do Governo do Estado, tendo como participantes as secretarias de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, da Educação (Seduc), da Justiça e Direitos Humanos (SJDH), de Comunicação (Secom), do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e a Casa Civil, com o apoio das demais secretarias de Estado.

Texto: Gabriel Lautenschleger
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul