Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

AGDI promove capacitação para gestores dos Arranjos Produtivos Locais

Publicação:

A Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI) realiza, nesta semana, o segundo módulo do Curso de Capacitação para Gestores dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) apoiados pelo Governo do Estado por meio da AGDI. O evento, em sua terceira edição, ocorre nos dias 23 e 24 de abril, a partir das 8h30, na sede da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH), em Porto Alegre.

A programação inicia com palestra sobre o Projeto de Extensão Produtiva e Inovação e os subprojetos Simbiose Industrial, Produção Mais Limpa, Benchmarking e Radar de Investimentos, ministrada pelos representantes da AGDI Natanael Mücke e Mariana Bonelli. Em seguida, o diretor de Produção e Inovação da AGDI, Sérgio Kapron, fala sobre cooperação, externalidades, ganhos econômicos, protagonismo local para inserção econômica global e ações coletivas: metas e impactos para produtores e empresas. Para Kapron, este segundo módulo é um momento de aprofundamento de uma ação continuada, que busca qualificar a gestão dos APLs. “Nosso objetivo é investir no conhecimento e na qualificação de gestores para ampliar a capacidade de planejamento e gestão das ações que geram ganhos econômicos”, destaca.

Durante a tarde, as discussões serão em torno do plano de desenvolvimento e marketing, cadeia de valor e cadeia produtiva, seguida de uma oficina sobre tópicos de negociação, que trabalhará os conceitos e as formas de planejar as negociações entre os APLs e as empresas. Na quinta-feira (24), as palestras terão os seguintes temas: Gestão dos Arranjos Produtivos Locais e Papel da Ciência, Tecnologia e Inovação nos APLs. Neste dia, haverá ainda oficina de feira de ofertas e de liderança.

Este segundo módulo contará com a participação de representantes dos APLs de Agroindústria Familiar do Vale do Rio Pardo, do Vale do Taquari, da Região Celeiro e das Missões, além de Polo Naval do Jacuí, Polo Naval e Offshore de Rio Grande e Entorno, Tecnologia da Informação e Comunicação da Região Central, Tecnologia da Informação da Serra Gaúcha, Metalmecânico da Região Central, Metalmecânico e Automotivo, Máquinas e Equipamentos Industriais, Eletroeletrônico de Automação e Controle e Complexo Industrial da Saúde da Região Sul. A primeira etapa desta terceira edição de qualificação de gestores dos arranjos ocorreu entre os dias 14 e 15 de outubro de 2013. 

Texto: Bianka Nieckel
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul