Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Nova campanha da Operação Viagem Segura mostra em 3D perigos da alta velocidade

Publicação:

Filme produzido para cinema utiliza-se de efeitos 3D para ilustrar o impacto sofrido por um veículo em alta velocidade
Filme produzido para cinema utiliza-se de efeitos 3D para ilustrar o impacto sofrido por um veículo em alta velocidade - Foto: Divulgação Detran/RS

A Operação Viagem Segura de Páscoa, que se inicia à zero hora desta quarta-feira (16) e vai até a próxima segunda-feira (21), marca a estreia da nova campanha educativa da operação.  Em evento nesta quarta-feira (16) no Cinemark do BarraShoppingSul, Detran e parceiros apresentaram o primeiro filme de uma série de cinco que serão veiculados nos próximos feriados. O filme produzido para cinema utiliza-se de efeitos 3D para ilustrar o impacto sofrido por um veículo em alta velocidade. Além de cinema, a campanha também estará na TV, spots de rádio e outdoor. Mais quatro filmes se encontram em fase de produção e serão lançados em feriados subsequentes.

O evento contou com a presença dos secretários de Estado Alessandro Barcellos, da Administração e dos Recursos Humanos, e João Ferrer, da Comunicação e de Inclusão Digital, além do diretor-geral do Detran/RS, Leonardo Kauer, do superintendente da PRF no RS, Jerry Adriani Rodrigues, e o coronel Francisco de Paula Vargas Jr., do Comando Rodoviário da Brigada Militar. O publicitário Fábio Bernardi, diretor de criação da agência Morya, falou sobre a criação da campanha: “O tom escolhido segue a tendência mundial de impacto emocional. O Detran/RS considerou que o público gaúcho encontra-se maduro para esse gênero de enfoque, porém agregou ao filme diversas explicações sobre as leis da Física vinculadas aos acidentes de trânsito. Ela enfatiza o fato de que a opção pela segurança ou pelo risco é uma decisão individual de casa condutor”.

“Queremos demonstrar que as leis de trânsito são totalmente voltadas para a segurança, e que, se é possível ao condutor burlá-las, não há como fugir das leis da Física que são a sua base – e que, se desrespeitadas, resultam em acidentes, ferimentos e mortes. A campanha se integra às políticas públicas que, por sua vez, se desdobram, na esfera do trânsito, em fiscalização, educação para o trânsito e mobilização das comunidades”, informa o diretor-geral do Detran/RS, Leonardo Kauer.

Para fundamentar essa campanha, o Detran ouviu os parceiros que exercem a fiscalização nas ruas e estradas e que reportaram os principais comportamentos de risco, que resultam não só em grande número de acidentes como em ocorrências de maior gravidade. Esses comportamentos de risco são, além do excesso de velocidade, a ultrapassagem arriscada, a falta de uso do cinto de segurança, o desrespeito à distância de segurança entre veículos e o não uso de faróis e luzes de advertência.

Texto: Rose Léa Schames
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul