Confira o balanço das ações do governo neste domingo (5) em resposta às cheias no RS

Coletiva após reunião com Lula. Leite falando ao microfone e gesticulando. Outros cinco homens fazem parte da mesa.
Na coletiva, Leite ressaltou a necessidade de se repensar os processos para liberação de recursos em emergências como a do RS - Foto: Maurício Tonetto/Secom

Na manhã deste domingo (5/5), o governador Eduardo Leite recebeu o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Eles sobrevoaram áreas alagadas da Capital e da região Metropolitana e, em seguida, se reuniram com ministros e secretários estaduais. A visita foi acompanhada por uma comitiva com integrantes dos três poderes do governo federal. Em coletiva, Leite apresentou a situação atual do Estado e a necessidade de um plano de reconstrução.

A força-integrada de resgate às vítimas das enchentes recebeu reforços neste domingo, duplicando a quantidade de embarcações utilizadas pelo Corpo de Bombeiros Militar, passando a 257 veículos. Além disso, a frota das forças de segurança recebeu mais 526 viaturas. O efetivo na linha de frente também foi ampliado, chegando a 4.991 militares e civis.

No primeiro dia de operações do Centro Regional de Doações do Vale do Rio Pardo, localizado na Universidade em Santa Cruz do Sul (Unisc), dezenas de voluntários gaúchos e de outras partes do Brasil se juntaram às equipes do governo do Estado, sob coordenação do vice-governador Gabriel Souza, para organizar e distribuir mantimentos para moradores de áreas isoladas na região.

Operações na Serra garantiram, neste domingo (5/5), o resgate 187 pessoas que estavam isoladas no interior de municípios. Desde o início das atividades, já são 983 vidas salvas, conforme o Comitê de Crise avançado na Serra e Alto Taquari, conduzido pela Casa Civil, e instalado no distrito de Faria Lemos, em Bento Gonçalves.

Um canal para receber doações internacionais foi ativado pelo governo do Estado. Pessoas e organizações que desejarem contribuir poderão transferir recursos em Euro, Dólar e Libra Esterlina.

Enquanto isso, o Estado publicou neste domingo (5) o decreto que institui o comitê gestor da conta SOS Rio Grande do Sul. O grupo, formado por entidades públicas e privadas, será responsável por definir ações, medidas e critérios de distribuição das doações destinadas às vítimas das enchentes e arrecadadas pela chave pix do canal. De quinta-feira (2/5) até domingo (5/5), foram recebidos R$ 38.167.189,02 por meio de transferências realizadas tanto por pessoas físicas quanto jurídicas.

A Defesa Civil do Estado colocou em operação o Centro de Doações Regionais, em Lajeado, no Vale do Taquari. No local, serão coletadas comida pronta, água e material de limpeza. Também na cidade foi montado o Gabinete de Crise da microrregião do Vale do Taquari, junto à sede do Corpo de Bombeiros, para coordenar estratégias de enfrentamento à tragédia e comandar a distribuição das doações paras 36 cidades da região.

Voluntários com embarcações e motos aquáticas podem auxiliar no resgate de vítimas das enchentes. Com a medida, as forças integradas ampliam a capacidade de realizar resgates e evacuação das áreas afetadas.

A partir de agora, um mapa interativo vai permitir, em tempo real, o acompanhamento da situação das rodovias federais e estaduais que estão bloqueadas devido às fortes chuvas que causaram danos em diversas cidades do Rio Grande do Sul.

A Secretaria da Educação (Seduc) definiu que as aulas da Rede Estadual retornarão a partir da próxima terça-feira (7/5) para os estudantes das seguintes Coordenadorias Regionais de Educação: Uruguaiana (10ª); Osório (11ª); Erechim (15ª); Rio Grande (18ª); Palmeira das Missões (20ª); Três Passos (21ª); São Luiz Gonzaga (32ª); São Borja (35ª) e Ijuí (36ª).

Texto e edição: Secom