Comissão que vai acompanhar a transição no Hospital Tramandaí é criada

Imagem da fachada do Hospital Tramandaí
Na segunda-feira (15/4), foi iniciado o processo para a troca de gestão na unidade hospitalar - Foto: Divulgação

Durante reunião entre a titular da Secretaria da Saúde (SES), Arita Bergmann, o prefeito de Sapucaia do Sul, Wilton Lima, e o diretor-geral da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), Nestor Bernardes, nesta quinta-feira (18/4), foi acertado que a comissão que vai acompanhar o processo de troca de administradores será formada por representantes da SES, do Hospital Tramandaí e da FHGV, que está deixando a gestão. A fundação é ligada à prefeitura e também atua na gestão do Hospital Municipal Getúlio Vargas.

De acordo com a diretora do Departamento de Gestão da Atenção Especializada da SES, Lisiane Fagundes, a comissão vai adotar ações de curtíssimo, curto e médio prazos para manter o funcionamento do hospital até o fim da seleção do novo gestor.

Na segunda-feira (15/4), foi publicado o Termo de Dispensa de Licitação Eletrônica para a contratação emergencial de pessoa jurídica para atuar no Hospital Tramandaí. As propostas da contratação emergencial devem ser encaminhadas para a SES até 29 de abril. A expectativa é que o processo seja concluído em maio.

Também será ampliado o atual plano de contingência adotado a partir do fechamento do centro obstétrico e do serviço de obstetrícia do hospital. Segundo Lisiane, a expansão permitirá monitorar informações de outras áreas do hospital, como o quadro clínico dos pacientes internados.

“Fazer a transição de gestão é sempre muito complexo, pois a instituição que cumpre essa função no Hospital Tramandaí atualmente precisa estar presente para garantir que a futura gestão possa entrar sem que o hospital deixe de prestar assistência”, explicou Arita.

O foco mais imediato da comissão, segundo a secretária da Saúde, são os atuais contratos da FHGV com prestadores de serviços, para compras de insumos e medicamentos e para a manutenção dos serviços.

“Paralelamente, estamos fazendo um plano de contingência mais apurado para evitar a desassistência no Litoral Norte. Alguns hospitais já se mostram parceiros para que possamos, em uma situação de emergência, dar respostas rápidas junto com a nossa regulação estadual”, acrescentou Arita.

Arita também destacou o diálogo entre as partes envolvidas para que a transição de gestão seja eficiente. “A FHGV assume seus compromissos e se mantém parceira até a conclusão do processo”.

Texto: Ascom SES
Edição: Secom